ONDE GUARDAR AS ROUPAS PRA PASSAR

Onde você guarda as suas?

Na lavanderia ou naquele cantinho do quarto?

Ficam empilhadas de qualquer jeito?

É mesmo difícil achar um lugar certo para guardar algo que é transitório, como é o caso das roupas pra passar.  Afinal, elas não deveriam ficar muito tempo nesse estado, já que você pode precisar de alguma delas a qualquer momento.

Ou pior… alguém mais pode precisar de alguma e você vai ter que ouvir: “Amor, cadê aquela minha camisa branca?”; “Mãe, cadê minha camisa do time”… E então você terá uma vaga lembrança que está pra passar, mas onde?

Dicas de Organização – Organize as Roupas para Passar

CADA ROUPA EM SEU LUGAR

Uma das regras mais importantes da organização é que cada coisa tenha um lugar certo para ser colocada ou guardada, incluindo aí as roupas pra passar.

E esse “lugar certo” pode variar muito de acordo com os seus hábitos ou da configuração da casa, por isso não há uma regra única a ser seguida para todas as pessoas.

De acordo com a sua rotina e da sua família, avalie qual seria o melhor lugar pra você colocá-las, onde ficaria mais prático pra você.

Normalmente as roupas para passar são deixadas na lavanderia ou área de serviço, já que é lá que são lavadas e secas.

As roupas para passar podem ser guardadas na lavanderia.

Ou são colocadas no quarto, que é onde serão guardadas depois de passadas.

Esses são os dois ambientes mais comuns para deixar as roupas, mas se por algum motivo especial, as suas precisam ficar na sala, tudo bem. Só não podem fazer parte da decoração! Tem que ter um lugar pra “esconder” e de forma funcional.

É muito importante que fiquem guardadas em um lugar específico, seja um armário, baú, cesto, etc.

Deixar uma pilha de roupas em cima de uma cadeira ou em cima da própria tábua de passar roupas não é uma boa opção não. Dá um aspecto de bagunça, sem falar que pode te desanimar ver aquela pilha de roupas amassadas e crescendo todo dia…

Então é preciso guardá-las, mesmo que seja por poucos dias.

As roupas das crianças devem seguir o mesmo critério.

Uma coisa importante: nem toda roupa precisa ser passada, dependendo do tecido, é só lavar, secar e ela está pronta para uso. Então nunca misture essas roupas com as que precisam passar. Elas devem ir direto para a gaveta ou cabide, facilitando então a tarefa e reduzindo a pilha de roupas.

Assim chegamos à próxima regra da organização

A quantidade de roupas pra passar define o espaço físico para guardar.

SEU ESPAÇO FÍSICO PARA GUARDAR É SEU LIMITE

Escolha um espaço físico de acordo com sua necessidade de uso, ou seja, se precisar acumular bastante roupa pra passar, o espaço vai ter que comportar todas elas. Se for pouca quantidade, o espaço também poderá ser menor.

Quando você tirar as roupas do varal ou da secadora, dobre-as ou pendure-as em cabides imediatamente, para amarrotar o menos possível e também para ocupar menos espaço.

Se você faz um “bolo” de roupa, fica mais difícil pra passar depois, o aspecto é de bagunça total e pode ocupar o dobro do espaço. Sem falar que fica caindo toda hora.

Olha só, não precisa dobrar igual loja não; é só aquela dobra simples com objetivo de não amassar tanto.

Dobrar a roupa após secar facilita muito para passar a ferro.

Ao determinar um espaço físico para guardar as roupas pra passar, você automaticamente cria dois limites: limite de espaço e limite pra tomar uma ação.

Vamos imaginar que você tem um baú grande para colocá-las. Então esse é o seu limite de espaço. Quando não couber mais nenhuma roupa nele, atenção!!! É como um alarme avisando: PASSAR PASSAR PASSAR PASSAR

Você chegou no limite pra tomar uma ação… é hora de passar roupa! 

Não vale improvisar um outro espaço pra enfiar mais roupas e adiar a situação, isso se chama procrastinação. 

Procrastinação é o comportamento de adiar tarefas, de transferir atividades para “o dia seguinte”, deixar de fazer algo ou até interromper o que deveria ser concluído dentro de um prazo determinado

(Kerbauy, 1997,www.oficinadepsicologia.com/procrastinacao)

E é assim que muitas vezes a bagunça começa a se instalar na sua casa, no seu dia, na sua vida! E você nem percebe…

Pensa comigo: se você colocar as roupas em qualquer lugar, além de ficar com a casa bagunçada, você vai perder a noção de espaço que as roupas estão ocupando e do tempo que vai levar depois para dar conta do acúmulo. 

E ainda pode dar o azar de precisar de alguma delas na urgência. Não vale a pena.

Agora se o problema é ter roupas em excesso, depois dá uma olhadinha no post Quando menos é mais, desapegue.

Criar uma rotina para passar roupas é fundamental – Imagem de www.mor.com.br

CRIE UMA ROTINA PARA A TAREFA DE PASSAR ROUPAS

Ter uma rotina estabelecida para as atividades e tarefas domésticas é fundamental, porque sem um planejamento de tarefas você pode se perder em meio a tanta coisa pra fazer e ter crises de ansiedade.

Por isso é muito importante dentro da sua rotina, estabelecer quantos dias e quais dias da semana você vai escolher para passar as roupas ou contratar alguém para fazer.

Isso vai impactar também no consumo de energia elétrica da sua casa, pois passar uma ou duas peças por vez quando a situação aperta, consome muita energia elétrica e não é nada produtivo pra você, consumindo muito do seu tempo.

O ideal é juntar o suficiente pra não gastar tanta energia, nem a elétrica e muito menos a sua.

Mas da sua rotina e do seu tempo, só você sabe né? Então avalie bem o  que fica mais prático e produtivo pra você da seguinte forma: 

Talvez 2 horas em um dia único da semana?

Ou 1 hora todos os dias?

Dia de semana é melhor?

Ou no final de semana?

Manhã, tarde ou noite?

Com ou sem as crianças em casa?

Planeje sua rotina doméstica para organizar as tarefas

Essa decisão também depende da quantidade de roupas que você tem, de quantas pessoas tem na família, os tipos de roupas, o seu tempo livre, a agenda da pessoa que passa pra você, enfim, são muitas variáveis.

Passar uma camisa social 100% de algodão leva muito mais tempo do que passar uma camiseta que tenha poliéster na composição do tecido, por exemplo. 

O local para passar também é importante, de preferência use sempre o mesmo lugar, seja na sala, no quarto, na lavanderia… isso facilita criar e manter a rotina dessa tarefa.

Mas você não deve se preocupar em acertar de primeira, quase nada na vida é assim. Vai tentando e ajustando seu tempo: tentou passar uma hora todo dia e não deu certo? Mude para dia sim, dia não. Não deu certo também? Mude de novo até encontrar o ideal pra você.

LUGARES PARA GUARDAR AS ROUPAS PRA PASSAR

Quando a gente olha aquela pilha de roupa toda amarrotada, parece que ela não tem muito valor e pode ser deixada de qualquer jeito e em qualquer lugar. Mas pensar assim faz com que a vontade de organizar a situação seja menor. Mude o olhar, elas merecem sua atenção e cuidados mesmo estando amassadas.

Eu particularmente prefiro deixar as roupas no quarto, afinal é lá que elas vão ficar depois de passadas. E se eu precisar de alguma com urgência, vai estar à mão.

Então depois de lavar e secar, dobro tudo rapidinho só para reduzir o volume e não ficar tão amassadas. As camisas prefiro pendurar em cabides pra facilitar na hora de passar, pois amassa menos ainda do que dobrar.

Para guardar as roupas que estão nos cabides, reservo uma parte do cabideiro. O ideal é colocar no final do cabideiro, atrás de todas as roupas que já estão passadas, assim não ficam aparecendo, deixando um ar de bagunça. E se conservam menos amassadas até o dia de passar.

As roupas dobradas prefiro colocar em dois cestos grandes. Nesse caso, uso cestos brancos, pois o branco é uma cor neutra e combina bem no ambiente, sem chamar a atenção. Usei o Cesto Plástico de 28 litros da Plasútil.

Cesto Organizador 28 litros Plasútil

Assim, além de ficar bonito e organizado, fica prático pra pegar e carregar no momento de passar. E cria aquele limite de espaço que falei antes.

Você pode usar também uma caixa organizadora ou cesto para cada pessoa colocar em seu armário, que será o limite físico de cada um. Ou um lugar só para toda roupa da família.

Uma prateleira dentro do guarda-roupa reservada para esse fim também é ótima solução. Mas desde que seja usada só pra isso, pra manter a rotina da tarefa funcionando bem.

Se não tem espaço dentro do armário, que tal um baú lindo e que combine com a decoração do ambiente?

Quarto decorado com baú – opção para guardar as roupas para passar

Outra opção bem comum é guardar as roupas pra passar na lavanderia ou área de serviço; fica bem funcional, já que as roupas são lavadas e secas lá, na grande maioria das casas e apartamentos.

Cestos para Organizar Roupas na Lavanderia

Nesse caso também é válido deixar um espaço reservado no armário da lavanderia só pra colocar as roupas que ainda serão passadas.

Na falta de espaço no armário, cestos altos ficam bem práticos. Dá até pra usar dois iguais, sendo um para as roupas sujas e outro para as roupas a passar. Ou dois cestos do mesmo modelo, mas de cores diferentes pra não confundir as funções.

Tem problemas em manter a organização da casa? Depois dá uma olhada no post 5 Dicas para Manter a Casa Organizada.

TÁBUA E FERRO DE PASSAR ROUPA

Esses grandes auxiliares na tarefa de passar roupas também precisam ter um lugar certo na casa.

Você pode levá-los para onde quiser, para sala, cozinha, quarto, enfim para qualquer ambiente da casa, mas depois de usar, eles tem que ter o lugarzinho certo pra voltar.

Para guardar na lavanderia ou área de serviço, não tem problema nenhum ficarem aparentes, afinal combinam muito bem com o “cenário”.

E tem suportes específicos para deixá-los organizados no ambiente, como o Suporte para Ferro e Tábua de Passar, que é muito prático de usar e nem precisa fazer furos para instalar. Para saber mais clique aqui.

Mas a tábua e ferro também ficam ótimos se guardados dentro de um armário apropriado, ou seja, que seja fácil pegar e guardar sempre que precisar. E não colocados de qualquer jeito junto com outras coisas dificultando o uso.

Agora, se falta espaço na lavanderia pra eles, tudo bem você deixar no seu quarto mesmo. Mas como não combinam em nada com o ambiente, que deve ser agradável para o seu descanso, é preciso deixá-los bem guardados para não ficar à vista, desarmonizando o quarto.

Reserve um espaço no armário ou aposte numa marcenaria planejada pra solucionar o problema. 

Armário para Guardar Tábua de Passar Roupas – Imagem de www.mor.com.br

E sempre tem aquele cantinho do quarto entre a parede e o guarda-roupa que pode acomodar uma tábua de passar e ficar discreto. Ou atrás da cortina, se ela for cumprida. Ou atrás da porta, caso ela fique sempre aberta. 

Já o ferro de passar roupa fica bem num cestinho dentro do guarda-roupa, junto com o “passe bem” e com o rolo de tirar pelos das roupas, formando um kit e tanto para facilitar a tarefa de passar roupas. Esse aí embaixo tem 9,4 litros e é da Plasútil também, mesmo modelo daquele que usei para guardar as roupas. Quer saber mais sobre ele? Clique aqui e veja os detalhes.

Cesto Organizador de 9,4 litros da Plasútil – opção para guardar ferro de passar

E depois de tudo passado, tem dificuldades pra guardar? Confira então o post Como organizar guarda-roupa.

Até a próxima!

Escrito por Daniela de Castro - Personal Organizer 
Data publicação 27/10/2017  Data atualização 25/03/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *