ORGANIZAÇÃO DOS ARMÁRIOS DO BANHEIRO

Banheiros… Geralmente o menor espaço da casa e o mais disputado por todos!

É mesmo difícil compartilhar um ambiente pequeno, com várias pessoas diferentes, que têm horários, idades e humores diferentes também.

Se você tem esse problema em casa, o ideal é deixar no banheiro somente o que for de uso estritamente necessário no banheiro. Parece óbvio, né? Só que não…

Vou dar dois exemplos bem corriqueiros: pentear os cabelos e fazer a maquiagem. São coisas que podem ser feitas no quarto, mas que muitas pessoas preferem fazer no banheiro, apenas por questão de hábito.

E aí você diz: “Ah, não posso porque não tem espelho no quarto”. Coloca um espelho lá. “Ah mas não tem espaço na parede”. Pendure dentro da porta do guarda-roupa. 

Assim, já são menos objetos para guardar no banheiro, facilitando a circulação e também para organizar o armário do banheiro.

Vamos ver algumas ideias de como fazer isso.

Dicas de Onde Guardar a Maquiagem

ORGANIZAR MAQUIAGEM NO BANHEIRO

Qual melhor lugar para guardar sua maquiagem? Bem longe do banheiro, acredite!!!!

É um lugar comum de deixar, muita gente faz isso, porém pode ser prejudicial para a saúde.

O banheiro é o lugar mais contaminado e úmido da casa e isso pode facilmente “estragar” a maquiagem e você nem perceber.

O ideal é deixar no quarto ou closet.

Mas, se por motivos absolutamente impossíveis de resolver, você tiver que deixá-la no banheiro, então guarde todos os itens em  lugares fechados para reduzir o contato com o ambiente. 

Vou te dar algumas opções: 

Caixas Organizadoras com Tampa;

Gaveteiros Plásticos ou de Acrílico;

Maletas Plásticas ou de material similar.

O importante é que sejam de materiais que não enferrujam, já que o banheiro tem muita umidade, e umidade pode causar ferrugem em algumas superfícies. 

Colocando a maquiagem toda em organizadores práticos, você pode levá-la para outro lugar da casa sempre que precisar. Mas se colocá-la direto na gaveta, fica complicado se precisar fazer a make em outro lugar. 

Dica para facilitar a vida: Quanto mais lisa for a superfície do organizador, mais fácil será para limpar.   

CAIXA PARA GUARDAR REMÉDIOS E MEDICAMENTOS

Se a maquiagem tem que ser guardada em organizadores fechados, imagine então os remédios!

E aqui a gente tem a mesma situação da maquiagem… o banheiro é o lugar menos apropriado para guardar os medicamentos, pelos mesmos motivos: por causa do excesso de umidade e risco de contaminação.

O quarto é o melhor lugar para guardar porque é um local limpo e seco; 

Mas atenção, mesmo estando numa caixa apropriada ou maleta organizadora de remédios, é fundamental colocá-la em lugar alto ou trancado, que fique bem longe do alcance das crianças.

Afinal as crianças estão cada vez mais espertas, então todo cuidado é pouco!

Depois aproveita e dá uma olhadinha no post “Como organizar remédios”, clique aqui para ver.

CUIDADOS COM AS ESCOVAS DE DENTE 

Dicas para Guardar Escova de Dente no Armário do Banheiro

Aqui também todo cuidado é pouco, porque manter a higiene das escovas é essencial!

Um armário em cima da pia é o melhor lugar para colocar escovas de dente, creme dental, fita dental porque como são itens pequenos, fica mais prático se estiverem numa altura fácil de manusear, sempre à mão e sem ocupar espaço na pia.

Não tem armário em cima da pia? Sem problemas… Porta Escovas em cima da pia ou bancada funciona muito bem também. Mas tem que ser fechado com tampa, para que as bactérias do banheiro fiquem longe da sua escova.

Potes ou Caixinhas organizadoras transparentes são excelentes opções para colocar algodão, cotonete e fita dental em cima da pia, porque ficam protegidos e fáceis de visualizar, já que são transparentes.

Outra opção é usar a gaveta do armário que fica embaixo da pia. Nesse caso ter um organizador de gavetas vai deixar tudo no lugar certo, facilitando a rotina para ganhar tempo.

Esse kit de organizadores tem 09 peças de quatro tamanhos diferentes pra ficar fácil de organizar gavetas de vários tamanhos e organizar objetos de vários tamanhos também. Clique no nome abaixo da imagem para ver os detalhes.

Para deixar a escova de dente dentro da gaveta, é preciso conservá-la com um protetor de escova dental, assim você a mantém higienizada, sem contato direto com os outros objetos.

ONDE COLOCAR ESCOVA DE CABELOS E PENTES

Dicas para Organizar Escovas de Cabelos no Banheiro

Uma coisa bem simples de fazer, mas que na correria do dia passa despercebido, é deixar todas as suas escovas e pentes juntos, para ficar mais fácil de escolher na hora de usar.

Mas vamos combinar que nem sempre é bonito de se ver aquele monte de pentes e escovas exposto em cima da pia ou bancada, afinal uma pode estar mais usada que a outra, ter peças de modelos e tamanhos muito diferentes, ter excesso de pentes e por aí vai.

Aliás, se tá com excesso de coisas no banheiro, precisa desapegar hein? Depois clique aqui e veja o post Quando Menos é Mais – Desapegue pra te ajudar nessa tarefa.

Bem, pra deixar as escovas expostas no banheiro, sempre há o risco de contato de bactérias e umidade, como já falei antes. Então é preciso redobrar os cuidados com a higienização delas.

Mas fica bem prático deixar à mão, né? Então que tal deixar no quarto? É uma ótima opção. 

Outra solução é guardá-las em estojos ou caixas organizadoras com tampa. Isso vale tanto para o banheiro como para deixar dentro do guarda-roupa.

E claro que dentro da gaveta também fica ótimo. Se for uma gaveta pequena, use-a somente pra isso. Se for uma gaveta maior, divida-a com organizadores apropriados para ganhar espaço.

GUARDAR O SECADOR DE CABELOS OU CHAPINHA

Onde Guardar o Secador de Cabelos ou Chapinha

Esses dois também merecem todo cuidado na hora de guardar, assim como pranchas e barbeadores elétricos.

E aqui vale a mesma coisa que já foi dita em outros tópicos: guarde no quarto ou no banheiro. 

Com suportes apropriados, você consegue ganhar espaço e organizar ao mesmo tempo, como esse aí embaixo. Para saber mais, clique aqui.

Esses suportes podem ser usados fixos na parede ou encaixados na porta do armário, é só avaliar o que fica mais prático e adequado no seu ambiente.

Caixas empilháveis também acomodam muito bem esses itens, porque ao colocar cada objeto em um andar, fica prático o manuseio e você ainda ganha espaço vertical.

É ideal para aqueles armários com mau aproveitamento de espaço por ter suas repartições muito grandes. 

Essas caixas são bem versáteis, também são ótimas para organizar sapatos e brinquedos. Quer saber mais? Clique aqui.

E se tiver uma gaveta só para colocar esses objetos será uma maravilha. Use organizadores de fios para manter os fios enrolados, evitando enroscar com outras coisas. 

Tenha sempre atenção ao manusear equipamentos elétricos próximos à água.

COMO ORGANIZAR PERFUMES E CREMES 

Dicas de Organização de Armário de Banheiro

Eu sei que já disse isso várias vezes nesse post, mas é preciso repetir para fixar: o banheiro é o lugar mais contaminado e úmido da casa.

Portanto, deixar perfumes expostos no banheiro pode prejudicar a fragrância. Prefira deixar no quarto, mas se não tiver jeito, mantenha dentro do armário do banheiro ou dentro de caixas ou potes fechados. 

Os potes de cremes ficam melhores organizados quando tem algo que os contenham, como cestos organizadores. De vários tipos e tamanhos, escolha sempre na proporção do que você precisa guardar. 

Organização dos Armários do Banheiro com Cestos de Vários Tamanhos

Cestos pequenos acomodam melhor potes pequenos. Cestos médios acomodam melhor potes médios… e assim sucessivamente.

Seja dentro do armário ou em cima da pia, setorize sempre por assunto.

Se você tem vários cremes para o cabelo, deixe-os juntos num mesmo cestinho. Vários cremes para o rosto? Outro cestinho só para os cremes do rosto. E assim por diante.

Os cestos abaixo são uma opção porque são bem firmes, resistentes e com boa altura para conter potes ou frascos mais altos. Para saber mais é só clicar no nome abaixo da imagem.

Agora, se você tem poucos cremes, não é necessário dividir em vários cestos, faça um cesto único para eles.

Outra opção é fazer cestos individuais para cada pessoa da casa, evitando assim confusão na hora da correria. Se tiver vários cestos, coloque o nome da pessoa correspondente em cada um deles, com etiqueta ou algum tipo de marcador. 

E fique sempre de olho na validade dos cremes, hein? Produto vencido deve ser descartado corretamente!

IDEIAS PARA GUARDAR AS TOALHAS

Como Guardar Toalhas no Armário do Banheiro

Sinceramente, eu prefiro deixar toalhas no guarda-roupa, afinal já tem tanta coisa no banheiro pra dar conta! Sem falar na umidade e risco de contaminação. (Já cansei você de tanto que eu falo nisso né?)

Bom, mas se é preciso deixar no armário do banheiro, então vamos lá.

Dobre bem direitinho as toalhas para formar pilhas firmes e guardar ocupando o menor espaço possível na prateleira do armário, mantendo sempre distância de outros objetos, para facilitar na hora de pegar.

Dúvidas de como dobrar toalhas? Depois clique aqui e veja o post “Organizando as Toalhas de Banho“. 

Outra opção é usar um cesto organizador grande, como na imagem abaixo, para acomodar as toalhas, limitando assim o espaço que elas vão ocupar dentro do armário. O cesto aqui faz a função de uma gaveta. Clique aqui para saber mais sobre esse cesto.

PAPEL HIGIÊNICO OCUPA MUITO ESPAÇO

Dicas para Guardar Papel Higiênico no Armário do Banheiro

É verdade, o papel higiênico ocupa muito espaço nos armários porque é preciso guardar vários rolos de reserva. 

Fora o que está em uso, é bom ter mais um num suporte, que também fique fácil de pegar.

Mas e o restante? 

Deixar na embalagem original é até uma boa opção, mas só enquanto ela estiver fechada. Depois fica com cara de bagunça.

Caixas organizadoras com tampa são ideais para acondicionar os rolos abertos. Melhor ainda se for caixa empilhável com tampa, assim você ganha espaço no armário para guardar mais coisas.

Cestos organizadores também cumprem bem essa função, mais aí é melhor manter a embalagem plástica, para evitar contato com umidade e reduzir risco de contaminação.

É, falei de novo sobre umidade e contaminação… não tem jeito, faz parte.

Dica para ganhar espaço: Compre papel higiênico compacto, fica mais fácil de guardar.

CESTOS ORGANIZADORES PARA BANHEIRO

Cestos Organizadores para Banheiro

Tudo que está em uso no banheiro – xampu, condicionador, papel higiênico, sabonete – já tem um lugar certo pra ficar, certo? Que é o porta xampu, porta sabonete, etc, etc.

Mas e os itens que estão ainda sem uso e que precisam ficar no banheiro?

O mais comum é colocar na parte de baixo do armário, que infelizmente já perde espaço por causa do sifão. Ou armazenar em gavetões. O problema é conseguir achar rapidamente o que se precisa quando fica tudo “solto” dentro de um espaço grande.

A forma mais prática de organizar isso é com cestos organizadores, baixos ou altos, empilháveis ou não, de acordo com o espaço do seu armário e dos objetos que você vai guardar neles.

Cestos funcionam como gavetas: é só organizar, identificar se quiser e tirar do armário quando precisar usar. Quer coisa mais prática que isso?

Organize sempre pensando na proporção:

  • Cestos altos para produtos altos, como xampu, condicionador, etc.
  • Cestos médios para produtos de tamanho médio como caixa de creme dental, cotonete, etc.
  • Cestos pequenos para itens menores como fita dental, frascos pequenos, etc.

Outra opção é organizar os cestos para cada pessoa da casa: Cesto do João, Cesto da Marina, Cestinho da Carla, Cestinho do Gabriel. Os maiores ficam para os adultos, que tem mais itens, e os menores para as crianças.

Lembre sempre: Quanto menos coisas tiver no banheiro, mais fácil será manter a organização e limpeza.

É isso, espero que essas dicas de organização sejam úteis para você!

Até a próxima!

Escrito por Daniela - Personal Organizer
Data da publicação:  06/09/2017      Data da atualização: 17/06/2020


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *