IDEIAS DE COMO ORGANIZAR OS SAPATOS

Antes de qualquer coisa, diga com sinceridade:

Você tem bem mais sapatos do que espaço para guardar?

Se esse é o seu caso, então a primeira coisa a fazer é desapegar.

Separe os pares que você não quer mais, os que você não usa, os que estão com salto quebrado, sola descolada, etc.

Junte todos eles em algum lugar e no final desse post a gente volta a falar sobre isso.

Agora que só ficaram os sapatos que você quer e precisa, vamos ver como organizar?

DEIXAR OS SAPATOS NA ENTRADA DE CASA

Deixar os sapatos na entrada ajuda a deixar a casa mais limpa

Esse é um hábito muito popular em outros países, como no Japão. Os sapatos são deixados na entrada da casa para não levar a sujeira das ruas para dentro dos ambientes.

É uma ideia muito legal que ajuda a deixar a casa mais limpa; mas para funcionar, você tem que ter um lugar apropriado para colocar os sapatos, senão vira bagunça!

Muitas pessoas usam a lavanderia para isso, mas aí também é preciso ter um lugar certo para colocar os calçados. E como é um ambiente que costuma ser pequeno, o ideal para ganhar espaço é verticalizar com uma sapateira vertical de chão ou sapateira de pendurar na porta pra deixar tudo bem organizado e funcional.

Para deixar os sapatos na entrada de casa, no hall ou num corredor, você pode optar por um pequeno móvel com banco, uma sapateira aberta ou fechada, um puff, enfim o que melhor combinar com o estilo de sua casa.

Mas lembre que a estadia do sapato ali é para ser breve. Se não for sair com ele de novo logo, limpe e guarde-o.

Aliás, procure guardar os sapatos sempre limpos e secos para evitar proliferação de fungos e bactérias.

SETORIZAR OS SAPATOS PARA GUARDAR

Sapatos Organizados por Modelo e Cor para Ficar Fácil de Achar

Independente da maneira que você escolher para guardar os sapatos, o segredo é sempre setorizar na hora de organizar, pra ficar fácil de achar. O mais comum é setorizar por tipo de calçado:

  • Tênis
  • Sandálias com salto
  • Sandálias tipo rasteirinha
  • Sapatilhas
  • Scarpins
  • Chinelos
  • Sapatos fechados
  • Botas

Agrupe todos os que são do mesmo tipo ou parecidos e deixe os que você mais usa no lugar mais acessível possível.

Imagina que você tenha 10 prateleiras para organizar seus calçados, que vão do chão até o teto, e que agora seja primavera ou verão, ou seja, época em que você usa mais os calçados abertos.

Então você coloca as botas e sapatos de inverno bem no alto da prateleira, pois você não vai usá-los tão cedo, deixando livre as prateleiras de mais fácil acesso, que são as que você não precisa se abaixar ou alongar tanto.

Nelas você coloca as sandálias abertas e rasteirinhas ou outros calçados da estação vigente, no caso aqui, a primavera ou verão.

A parte debaixo deixe para colocar tênis e sapatilhas, que você ainda usa eventualmente nessa época do ano.

Isso foi só um exemplo, tá? Ajuste conforme sua necessidade e conforme as estações do ano. 

A organização “certa” é a que melhor funciona pra você.

E quais opções para guardar os sapatos? Vejamos!

GUARDAR OS SAPATOS EMBAIXO DA CAMA 

Com cada vez menos espaço em casa, se tornou bastante comum e prático usar uma sapateira de chão ou uma caixa organizadora baixa embaixo da cama, principalmente para os sapatos do dia a dia.

É uma forma de aproveitamento de espaço bem legal, mas tem que ser com organizadores práticos de tirar debaixo dela, para não atrapalhar na hora da limpeza. Já pensou ter que tirar 30 caixas de sapatos debaixo da cama toda vez que for limpar? Cansa só de pensar! 😨

Dependendo do tamanho da sapateira ou da caixa organizadora, você pode usar 02 ou 03 unidades por pessoa, ou seja, 02 ou 03 de cada lado da cama.

As sapateiras de chão tem um visor transparente, que é para facilitar a visualização de todos os sapatos guardados sem precisar abrir o zíper. Super prático.

Para guardar em organizadores ou caixas que não sejam transparentes, é preciso identificar com uma etiqueta o que tem dentro, caso seja mais de uma unidade. Isso é pra você não precisar ficar abrindo tudo pra achar o que precisa.

Os sapatos finos ou mais delicados ficam melhor protegidos em caixas organizadoras individuais, ou em organizadores que tenham divisórias, porque assim evita possíveis arranhões entre eles. 

Clique aqui e saiba mais detalhes da sapateira de chão.

CAIXAS ORGANIZADORAS PARA SAPATOS

Caixa Organizadora para Sapato é uma alternativa prática, acessível e com muita variedade de cores, tamanhos e modelos. Tem pra todo gosto e ambiente!

Claro que você pode também usar as caixas originais dos seus sapatos, mas é bem provável que fique com visual poluído, por mais organizado que esteja, já que normalmente as caixas não tem o mesmo tamanho, nem a mesma altura e são de várias cores e modelos. Ou seja, pode ficar com cara de estoque de sapataria!

Pra minimizar isso, forre com papel ou contact todas as caixas para criar um padrão e ficar visualmente agradável aos olhos. Mas tenha cuidado com o papelão, que pode absorver umidade dependendo de onde você for guardar, então fique sempre de olho.👀

Já as caixas organizadoras apropriadas para sapatos trazem um conforto visual ao ambiente, quando são iguais ou com o mesmo padrão. As tampas das caixas são retas permitindo que sejam empilhadas para ganhar espaço e algumas têm sistema de ventilação.

Caixa Organizadora Empilhável Multiuso – clique aqui para ver mais

Para uma grande quantidade de caixas é preciso identificar o calçado que está dentro dela para facilitar a vida no dia a dia. 

Seja bem específica pra você saber qual é o calçado, tipo: “sandália vermelha salto alto marca tal”. Assim você ganha tempo ao procurar o que deseja.

Para rasteiras e chinelos você pode guardar 02 ou 03 pares numa mesma caixa, assim reduz o volume de caixas, economizando espaço.

Na hora de guardar, os calçacos que você mais usa devem ficar em local mais acessível e os menos usados ficam na parte de cima do armário ou na parte mais baixa.

Clique aqui e veja alguns modelos de caixas organizadoras de sapatos. 

SAPATEIRAS VERTICAIS PARA GANHAR ESPAÇO

Muitos sapatos e pouco espaço, um problema muito comum hoje em dia.

Por isso as sapateiras verticais são excelentes opções para ganhar espaço no ambiente, seja no quarto, no closet, na lavanderia, na entrada da casa… 

Prática para colocar em espaços reduzidos porque a profundidade da sapateira costuma ser pequena, adaptando-se bem a lugares apertados ou corredores.

Alguns modelos permitem empilhar módulos ou ajustar a largura, adequando-se melhor ao espaço.

Os sapatos ficam fáceis de serem visualizados, práticos para tirar e devolver para o lugar certo e também ficam bem arejados, ou seja, fica mais fácil de evitar mofo e bolor.

Clique aqui  e confira alguns modelos de sapateiras.

 PRATELEIRAS E ESTANTES PARA CALÇADOS

Estante com Divisórias para Organizar Sapatos de um Jeito Prático

Também uma ótima opção, mas para usar prateleiras no closet ou as prateleiras do guarda-roupa, o ideal é que elas tenham altura regulável para não perder espaço aéreo.

Se a profundidade da prateleira for pequena, os sapatos podem ser colocados um do lado do outro, de 3 maneiras:

  • Todos com a ponta do sapato para frente;
  • Todos com o salto do sapato para frente;
  • Ou uma combinação dos dois, como a imagem acima;

É questão de gosto e de espaço, porém a opção 3 ajuda você a ganhar um pouco mais de espaço na prateleira.

Agora se a profundidade da prateleira é grande, o ideal é colocar um pé na frente e o outro atrás dele. Dessa forma, você vai visualizar apenas um pé do sapato, mas vai conseguir ver todos os sapatos que tem, sem perder nenhum no fundo do armário.

SAPATEIRAS DE PENDURAR NA PORTA 

Sapateira de Encaixe para Pendurar na Porta e Ganhar Espaço – clique aqui e saiba mais

Essa sapateira também é excelente para quem tem pouco espaço no ambiente, porque é só pendurar ou fixar na porta e pronto! Já ganhou espaço a mais!

Ótimo recurso para os sapatos mais usados, porque dessa forma ficam sempre à mão.

Dependendo do tamanho do sapato, cabe apenas um pé em cada bolso, então mantenha-os um ao lado do outro. Ou um pé no bolso de cima e o outro logo abaixo.

Com esse sistema de guardar os sapatos, eles ficam sempre bem arejados.

Clique aqui  e veja modelos de sapateiras de porta.

PRATELEIRA DE PENDURAR NO GUARDA-ROUPA 

Prateleira de TNT para Organizar os Sapatos dentro do Guarda-Roupa

As prateleiras de pendurar no guarda-roupa em TNT foram desenvolvidas para poder aproveitar o espaço vago em araras ou no cabideiro do guarda-roupa, criando assim pequenos nichos para colocar sapatos ou outras roupas.

É uma forma rápida e prática de ganhar espaço sem esforço, sem fazer furos, sem precisar fazer adaptações. É só pendurar e pronto!

Precisou guardar por algum motivo? Ela é compacta, bem fácil de guardar.

E é bem versátil viu? Além de sapatos, é ótima para guardar roupas que não podem ser penduradas, como echarpes e roupas de ginástica. Também para acessórios, brinquedos, enfim… multiuso!

Clique aqui  e confira modelos de prateleiras para guarda-roupa. 

RACK ORGANIZADOR DE SAPATOS 

Ótima solução para guardar sapatos de forma que os pares fiquem sempre juntos e ainda ganhando espaço no ambiente.

Pode reduzir o espaço de guardar pela metade!

E o melhor: cabe em qualquer canto, seja na lavanderia, no closet, no guarda-roupa.

Com a regulagem de altura, é possível organizar calçados baixos como tênis e sapatilhas, assim como as botas de cano curto e sapatos de salto.

Clique aqui e saiba mais.

GAVETAS DO GUARDA-ROUPA OU CÔMODA 

Gavetas também são uma solução para a organização de sapatos

Um jeito bem fácil de organizar os sapatos, sejam sapatos masculinos, sapatos femininos e até os sapatos das crianças.

Mas isso quando se tem gavetas sobrando ou quando houve um planejamento pra isso. Tirar as roupas que estão na gaveta, colocar de qualquer jeito em outro lugar para poder guardar os sapatos nela, pode não ser a melhor opção. Avalie bem.

Os sapatos baixos são mais fáceis de acomodar na gaveta, porque a pouca altura permite que sejam colocados com a sola para baixo, dando um aspecto ótimo e facilitando a organização.

Mas quando os sapatos são mais altos precisam ser guardados de lado senão a gaveta não fecha.  Ou podem ser guardados assim também para economizar espaço da gaveta.

E para não se movimentarem no abre e fecha, coloque passadeiras de borracha, que normalmente são vendidas por metro e são muito usadas na cozinha. São fáceis de cortar e adaptar ao tamanho da gaveta.

É HORA DE DESAPEGAR DOS SAPATOS 

Desapegue dos sapatos que não servem mais para você!

Lembra daqueles sapatos que no início do post falei pra você colocar num canto separado? Aqueles que você não quer mais, não usa mais ou que estão com algum problema…

Então, agora você já sabe como organizar os sapatos e viu várias opções pra isso, certo? Concentre-se então em organizar os sapatos que você realmente usa e gosta e desapegue dos outros!

Tá difícil de desapegar? Depois clique aqui e dá uma olhada no post Quando menos é mais – Desapegue!

Esses sapatos que você separou para desapegar, há duas coisas que você pode fazer com eles:

1.Doar os que estão em bom estado para alguma instituição.

2.Os sapatos descolados, furados, de salto quebrado, etc, leve ao sapateiro para consertar ou descartar da melhor maneira possível.

Existe uma ONG chamada Recicalce que faz um trabalho incrível com sapatos que estão com problemas: eles recuperam e doam para quem precisa!! Que tal você também participar de algo assim? 

E pra finalizar uma dica de ouro para manter a organização dos sapatos: Ao ganhar ou comprar um sapato novo, se desfaça de um sapato usado. Entra um, sai outro… simples assim!

Lembre-se: o seu espaço físico é o seu limite.

Até a próxima!

Escrito por Daniela - Personal Organizer
Data da publicação:  13/10/2017  Data da atualização: 08/07/2020

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *